quarta-feira, 28 de abril de 2010

Confiar em Deus

Olá amigos...
.
Mais um tema que eu estou vivendo esta semana.
.
Você confia em Deus? Será que estamos entregando a Ele todos os nossos caminhos? Ou será que estamos confiando em Deus com um olho fechado e o outro aberto?
.
Pois bem, este é o tema do nosso post de hoje.
.
Salmos 37:5 no diz: "Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará."
.
No decorrer de nossas vidas, aprendemos muitas coisas e uma das coisas que une os seres humanos é a confiança. Podemos confiar em alguém que não conhecemos? eu digo que SIM.
.
Confiamos no motorista de ônibus, quando vamos ao trabalho ou a uma viagem. Não sabemos quem é o motorista, onde mora, se ele é calmo, se ele está bem, se ele tem problema. Enfim, o que fica em nossa mente é se vamos chegar ao local de destino.
.
Confiamos no piloto do avião, confiamos no lanche que nos é servido, confiamos nos produtos que compramos nos supermercados, confiarmos nos remédios que o médico nos recomenda, confiamos no pão que compramos na padaria... etc. Confiamos muitas vezes sem conhecer as pessoas ou os produtos que consumimos.
.
E eu fico pensando, porque muitas vezes duvidamos, ou alegamos qualquer outra desculpa quando o assunto é conhecer a Deus?
.
E no meu pensamento eu cheguei a seguinte conclusão: É mais fácil usar uma desculpa para Deus, pois Ele não vai aparecer na minha frente cobrando algo que eu deveria ter feito.
.
Porque é tão difícil confiar em Deus? será que você teria coragem de viajar de avião se fosse só com o piloto automático? compraria um remédio de um ambulante? Eu tenho certeza que não.
Ora, se nós confiamos no ser humano que é falho e que pode cometer erros, o coração do homem é enganoso, então porque não confiamos em Deus? sabendo que Ele não comete erros e que é Perfeito.
.
Por isso que eu citei o Salmos 37:5 - Ele é muito forte, lendo este Salmo, me lembro de um ditado popular que diz: "As pequenas coisas, fazem grandes diferenças" um pequeno verso desse salmo, pode fazer uma grande diferença em nossas vidas.
.
Mais uma história da Bíblia que me conforta com relação a confiança é a de Daniel e seus amigos, quando eles tiveram que testemunhar da confiança que tinham em Deus, não se contaminando com as iguarias do rei, renunciando tudo isso, e serem colocados com uma prova de 10 dias. Segue parte do texto bíblico de Daniel 1:1-17.
.
1 No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.
2 O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e alguns dos utensílios da Casa de Deus; a estes, levou-os para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus.
3 Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres,
4 jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus.
5 Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei.
6 Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
7 O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego.
8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.
9 Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.
10 Disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que, pois, veria ele o vosso rosto mais abatido do que o dos outros jovens da vossa idade? Assim, poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.
11 Então, disse Daniel ao cozinheiro-chefe, a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.
13 Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos.
14 Ele atendeu e os experimentou dez dias.
15 No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei.
16 Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes.
17 Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.
.
Glória a Deus por isso, se confiarmos em Deus, pode ter certeza que o mais Ele fará por você.
.
Essa é a grande diferença de pequenas decisões, Deus não mudou e se aconteceu com Daniel, vai acontecer com você e comigo, basta apenas confiar em Deus totalmente.
.
Esses textos tem me feito muito bem, estou colocando em prática na minha vida e eu tenho certeza que em breve estarei testemunhando mais sobre a confiança em Deus, estou nos dias de testes.
.
Até a próxima!
.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dependência de Deus

Olá meus queridos.
.
Segue mais um tema interessante para nossas vidas.
.
Está você, confiando no que Deus pode fazer em tua vida?
.

Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para Si. Gênesis 5:24

.

Um marido, cansado de problemas familiares, desabafou para a esposa: “É incrível! Sempre temos um problema familiar pelo qual orar. Parece que isso não acaba nunca!” A esposa ponderou: “E o que você queria? Ser independente de Deus?”

.

A vida cristã é isto – dependência diária de Deus, tanto na paz como na tempestade.

.

Nos escritos inspirados encontramos revelações muito francas sobre os defeitos de grandes homens de Deus, como Abraão, Isaque, Jacó, Davi, Moisés e outros. Mas sobre Enoque não encontramos nenhuma referência desabonadora, embora, como ser humano, ele tivesse “intuição de sua própria fraqueza e imperfeição” (Patriarcas e Profetas, p. 85).

.

Um dos aspectos que se salientam na vida desse gigante da fé, o primeiro a ser trasladado para o Céu sem ver a morte, é o fato de que, em meio a uma geração perversa, “andou Enoque com Deus” (Gn 5:22, 24). E não foi por pouco tempo – ele andou com Deus durante trezentos anos! Estava tão próximo à Cidade Celestial, que um dia Deus lhe abriu as portas e o convidou a entrar.

.

Como é que Enoque atingiu essa grandeza espiritual? Ellen White responde: “O andar de Enoque com Deus não foi em arrebatamento de sentidos ou visão, mas em todos os deveres da vida diária. Não se tornou um eremita, excluindo-se inteiramente do mundo, pois que tinha uma obra a fazer para Deus no mundo. Na família e em suas relações com os homens, como esposo e como pai, como amigo, cidadão, foi ele um servo do Senhor, constante e inabalável [...] Enoque [...] passava muito tempo na solidão, entregando-se à meditação e oração” (ibid.).

.

A vida de Enoque é, sem dúvida, um exemplo para os crentes de todas as épocas. Nosso andar com Deus não deve ser alcançado através de experiências místicas ou afastamento da sociedade, “mas em todos os deveres da vida diária”. Em meio à correria desenfreada da vida moderna, precisamos encontrar tempo para ficar a sós com Deus, entregando-nos à meditação e oração e, então, voltar ao convívio social, refletindo a imagem divina obtida nesses momentos de comunhão.

.

Quem experimenta o novo nascimento, precisa crescer na graça e no conhecimento de Cristo, o que não ocorre da noite para o dia, mas é obra de uma vida inteira. Basta entregar-se diariamente à Fonte dessa transformação.

.

Até a próxima!!!!!